07/11/2012

Gravidez



- Estou grávida! 
- E agora, o que vai acontecer com o meu corpo? 
- Vai mudar muito?


Essas e outras dúvidas surgem no universo feminino neste momento de descoberta ou confirmação da gravidez.

Está grávida é uma experiência única, para todas as mamães. A maior de todas elas é capacidade de exercer uma função exclusivamente feminina: crescer uma vida dentro de si. Bom destacar que gravidez é indicativa de corpo saudável. 

O que se deve fazer primeiro: Marcar consulta com o obstetra, profissional que trata da reprodução e gestação até o parto. Importante que seja alguém que você confie e se identifique. É o profissional responsável por acompanhar o pré-natal, esclarecer dúvida e dá total assistência.


Nessa fase, a prioridade é a saúde da grávida e o desenvolvimento do bebê. Pode acontecer hipersonia (sonolência excessiva durante o dia ou à noite), náuseas, vômitos, desejos, aversões, aumento ou falta de apetite, hiperêmese (náuseas e vômitos excessivos), hipertensão, enxaqueca, alterações de humor e sensibilidade, oscilação no desejo e desempenho sexual. Isso tudo ocorre em função dos hormônios que são modificados constantemente.

Por ser uma fase de mudanças variadas, o obstetra solicita uma série de exames para identificar e minimizar problemas que podem surgir como: diabete gestacional, anemia, infecção do trato urinário, e as doenças transmissíveis pelo sangue como HIV e a sífilis.

Também se faz necessário uma adequação nutricional. Esqueça a frase “grávida deve comer por dois”, deve-se  ter uma alimentação balanceada e que engorde no máximo 12 quilos até o final da gestação. O médico também é o responsável por autorizar ou não a prática de algum exercício físico. Destaco que os três primeiros meses são os mais delicados, no restante do período e com tudo evitar atividades de alto impacto. Essas atividades devem ser acompanhadas por profissionais capacitados: fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas.



O cigarro e a  bebida alcoólica devem ser extintos da sua vida, para o bem da sua saúde e da saúde do seu bebê. Gravidez e não combina com álcool pior ainda com fumo, as substâncias tóxicas presentes no cigarro podem alterar de uma forma irreversível a saúde do seu bebê. 




Nosso sistema genital é um dos primeiros a dar sinais de que estamos grávidas. Como? A ausência da menstruação, amenorréia, a vascularização da mama e a pigmentação na aréola, náuseas, vômitos, a dilatação uterina. O colo do útero torna-se mais macio e vascularizado. O útero sofre modificações de hipertrofia e dilatação, com isso há necessidade de maior vascularização local.




Minha Postura, o que muda?
SISTEMA MUSCULAR E ÓSSEO

      A postura da mulher grávida se desorganiza devido às mamas dilatadas e engrandecidas que pesam no tórax e o crescimento abdominal. O centro de gravidade é deslocado e todo o corpo tende a compensar inclinando-se para trás.

      Essa mulher estando de pé é notória a mudança passando a observar também o aumento da lordose lombar – bumbum empinado, com isso grupos musculares da região passam a atuar fortemente estirando-se e contraindo, tornando-se comuns dores cervicais e lombares.



      A forma de andar é modificada, marcha – anserina, os passos são mais curtos e os  pés ficam mais afastados.
      Devido à relaxina, hormônio secretado pela placenta com função de “relaxar” os ligamentos principalmente a sínfise púbica, as articulações dessa mulher ganham mobilidade e contribuem para modificar a postura feminina nessa fase.


Como ficam meu hormônios?
SISTEMA ENDÓCRINO

 - Ocorre um aumento de tamanho da tireóide, facilitando a sua palpação. Esse aumento sendo visível pode ser indicativo da deficiência do iodo na dieta.

Os hormônios da tireóide são muito importantes para o desenvolvimento normal do cérebro fetal.
 - Aumento da sudorese devido ao aumento de peso e da atividade da tireóide causando o aumento da atividade glandular.

A progesterona possui um papel importe na gravidez:
      Altera o estômago, cólon, bexiga, ureteres e vasos sanguíneos;
      Aumenta a temperatura e gordura corpórea;
      Na mama, associa-se a células que produzem o leite;
      Aumenta a freqüência e a capacidade respiratória;

Estrogênio:
   Altera a flexibilidade das articulações pélvicas. Para facilitar a dilatação no momento do parto e outras atividades.
      Juntamente com a prolactina, prepara para a lactação.

Nessa fase é produzido a RELAXINA, presente apenas em mulheres grávidas. Relaxina renova o colágeno com estrutura modificada em áreas especificas o que dá grande flexibilidade e extensibilidade.


Minha pele
SISTEMA TEGUMENTAR – PELE




 Aumento na pigmentação ao redor dos olhos, bochechas e testa.As manchas que aparecem na testa e na face, máscara da gravidez, conhecidas como cloasmas atinge principalmente mulheres que se expõe ao sol sem proteção.



 Estrias são rupturas da derme nas regiões das mamas, abdominal e coxas. Relacionadas com o ganho de peso exagerado e alterações hormonais.
Associada à primeira gestação, gestação gemelar (gêmeos) e ganho de peso exagerado na gravidez.

♀ Aumento da pigmentação da linha alba, faixa fibrosa que corre verticalmente toda a extensão da parede abdominal apenas visível na gestação  Esse aumento de pigmentação (escurecimento) acontece devido ao estiramento feito nos músculos da região abdominal e pélvica ocasionado pela relaxina.

  Aumento da atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas ocasiona o aparecimento de acne e transpiração abundante.
♀   As varizes são influenciadas pela dificuldade do retorno venoso ao coração. Devido ao ganho de peso exagerado, alterações hormonais. E por isso, também, são necessários: dieta, exercícios físicos, orientações posturais e uso de meias elásticas de compressão que aliviam os sintomas.

♀   As mamas podem aumentar de peso, alteração da coloração das aréolas;
   O edema (inchaço) é um sinal muito comum nas grávidas, isso ocorre devido a retenção de líquidos e sódio, além do que as alterações circulatórias causada pela compressão do útero gravídico sobre a veia cava.inferior;
    As unhas podem apresentar fragilidade e os cabelos queda;



SISTEMA REPRODUTOR

♀  Diminuição do desejo sexual devido ao aumento da progesterona
 Amenorréia é o principal sinal de que a gravidez é presente em muitos casos. E a ausência da menstruação é uma das mudanças nessa fase.
  Aumento da secreção vaginal devido ao estrogênio. Essa secreção tem o pH mais ácido do que a mulher não grávida, isso é para proteger contra infecções.
♀  A vagina aumenta a vascularização, a coloração é modificada para um vermelho mais intenso.
♀  O útero aumenta gradativamente e é possível ser palpado com 12 semanas de gestação.
♀  Devido ao seu aumento ocorre uma compressão na bexiga e por isso a necessidade da grávida ir tantas vezes ao banheiro.

Veja nas imagens a baixo:

Observe a bexiga antes da gravidez e durante a gravidez.
Destaca-se a compressão da bexiga a medida que o feto cresce.

SISTEMA CARDIOVASCULAR /SISTEMA SANGUÍNEO



♀ Aumento da freqüência cardíaca
♀ Aumento do volume sistólico
♀ Diminuição da pressão arterial média
  O útero aumentado de tamanho, mais pesado, comprime a veia cava. A veia cava é responsável pelo retorno do fluxo sanguíneo ao coração. Havendo a sua compressão há diminuição de sangue bombeado pelo coração. Isso vai ocasionar queda de pressão arterial podendo causar tonturas, sudorese intensa e desmaios. Para esses desconfortos, a gestante deve deitar de lado (lado esquerdo - segue vídeo).
♀ Seu corpo precisa produzir sangue, ao final da gestação o volume sanguíneo aumenta em 30% - 40%.
E por isso o aumento da frequência cardíaca.

♀ A mulher grávida requer uma quantidade maior de ferro alimentar para suprir as necessidades do feto, e para que seja evitada a anemia. As doenças hematológicas têm sido responsáveis por mais de 50% das complicações clinicas ocorridas na gravidez.

SISTEMA URINÁRIO

♀ A gestante aumenta a quantidade de idas ao banheiro, citado a cima. Há um aumento do fluxo sanguíneo e com isso os rins trabalham mais.
♀ A urina estagnada é um excelente meio de proliferação para microrganismos. A urina da gestante contém mais nutriente, incluindo glicose dessa forma o ph é aumentado, tornando a urina mais alcalina. Com isso tornam-se mais fáceis infecções do trato urinário.


Por tanto não segurem o xixi, evitem infecções!


SISTEMA RESPIRATÓRIO

♀ O diafragma se eleva aproximadamente 4 cm devido ao crescimento do útero. Com isso a inspiração e a expiração aumentam.
♀ Alterações na parede torácica, devido ao relaxamento dos ligamentos das costelas.
♀ O consumo do oxigênio está aumentado em 15 a 20% para suportar mãe e feto.


SISTEMA GASTROINTESTINAL

♀ Quando falamos do sistema digestivo nessa fase, nos lembramos das náuseas e os vômitos. As náuseas acontecem em 90% das grávidas e os vômitos 60%.
 Há uma alteração no peristaltismo do estômago podendo ter movimentos de baixo para cima, o que provoca vômitos no início da gestação. 
♀ O estômago nessa fase é deslocado para as proximidades do fígado, causando um afrouxamento do piloro o que causa azia, isso devido ao aumento do útero.
♀ Constipação intestinal é associada também ao aumento do útero, somado ao aumento de 59% na absorção de água e 45% na absorção de sódio.
♀ Há também um aumento da pressão venosa, isso pode ser associado a presença de varizes esofágicas e hemorróidas dilatadas.




Muitas modificações acontecem no corpo feminino no período gestacional. Por esse motivo a necessidade de acompanhamento Médico e toda equipe de saúde.

Próximo post trarei os cuidados para diminuir as modificações no corpo da gestante.

Onde Pesquisei:
MONTENEGRO, Carlos Antonio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de Rezende, OBSTETRÍCIA 11º ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010;

BARACHO, Elza, Fisioterapia aplicada à obstetrícia, uroginecologia e aspectos de mastologia, 4.ed. rev. e amp, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; Medsi, 2007

STEPHENSON, Rebecca G; O'CONNOR, Linda J, Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia2.ed., Barueri: Manole, 2004.

PORTER, Stuart, Fisioterapia de Tidy13.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Sites Legais: 
http://www.atmosferafeminina.com.br/Familia/Gestantes
http://www.semanaasemana.com.br/