27/04/2012

DISMENORRÉIA - Cólica Menstrual

É uma menstruação dolorosa popularmente conhecida por cólica menstrual.
Como toda dor, desconfortável e algumas em níveis altos atinge a vida social feminina. Algumas mulheres ficam impossibilitadas de executar as tarefas diárias e faltam trabalhos, aulas e desmarcam outros compromissos. É esperada a compreensão de quem está ao redor e a busca de um tratamento para quem sofre.
De acordo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia,  a dismenorréia é definida como dor pélvica pré-menstrual, com ou sem associação com sintomas sistêmicos. Sua incidência é de até 72% em mulheres com idade de 19 anos, em uma população urbana, com utilização de tratamento clínico em até 32% e 8% de perdas no trabalho ou escola.

Está associada a altos níveis de prostaglandina no endométrio e deve-se à contração e à isquemia do músculo uterino. A contração miometrial é acompanhada de vasoconstricção para reduzir a perda sanguínea.

A Dismenorréia é classificada em primária e secundária:
    Dismenorréia Primária
         Ocorre quando nenhuma causa orgânica é encontrada. De uma forma geral acontece com o inicio da menstruação e é muito comum em adolescentes.     
         É a dor é minimizada ou desaparece com inibidores de prostaglandina, o que gera alivio nas cólicas menstruais.  O tratamento inclui o uso de medicações anti-inflamatórias que bloqueiam a produção das prostaglandina. Em alguns casos o médico indica o uso contínuo de anticoncepcional.

    Dismenorréia Secundária
Associada a alterações do sistema reprodutor feminino. A dor tende a surgir de duas semanas até alguns dias após o sangramento.
O diagnóstico é feito através de exames físicos, laboratorial e imagem. Partindo do diagnóstico o médico (a) traça o tratamento.


Algumas mulheres não gostam de tomar medicações, embora sejam altamente eficazes quando prescritas por médico.

A FISIOTERAPIA NA DISMENORRÉIA


A fisioterapia tem um papel importante na intervenção da dismenorréia, ela busca o alivio da dor das seguintes formas: TENS (eletroterapia), técnicas de relaxamento, desenvolvimento de programas de exercícios específicos para a paciente.





O uso das compressas quentes também é aconselhado, mas, como alivio da dor momentânea.
O que acontece: altas temperaturas causam vasodilatação ou seja relaxa os músculos e aumenta a circulação local e favorece o ciclo, lá em cima expliquei que a cólica é causada pela contração uterina.



Evite gordura animal, laticínios e ovos. Faça ingestão de vegetais, sementes cruas e nozes.
         Pratique exercício físico moderado. A prática regular de exercícios libera endorfinas, que lançadas em corrente sanguínea diminuem o quadro doloroso e causam sensação de bem estar.

Procure seu ginecologista caso suas dores sejam muito fortes e persistam pós final de ciclo.

Está com cólica? Procure repousar, se não for sensível ao calor coloque toalhas ou bolsa térmica. Descanse e quando levantar estará bem melhor.

Obrigada,
Até Mais.
Dúvidas? alinepolti@gmail.com



Texto Baseado nas literaturas:
  Lima CAM, Camus, V. Sindrome Pré-Menstrual: Um Sofrimento ao Feminino. Psiq Biol 1996; 4(3): 137-46.
  Koss G. Leopold, Gompel Claude. Citopatologia Ginecológica.São Paulo, Roca; 2006
  Stephenson G. Rebecca, O'Connor J. Linda. Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia, 2ª ed.São Paulo Manole 2004
  GlassRH. Office Gynecology. 3rd ed. Baltimore, Md: Williams & Wilkins;1988.