18/02/2012

Ciclo Menstrual - Menstruação


Post de hoje é um assunto chato para umas e alivio para outras. 
Por que alivio?
 É que a “chegada” da menstruação torna-se indicativo da ausência da gravidez (nem sempre, rs).


No inicio da puberdade, as mulheres passam por ciclos reprodutivos mensais e quem regula é o hipotálamo, a hipófise e os ovários.
O objetivo desses ciclos? Preparar o corpo da mulher para uma possível gravidez.
Ocorre usualmente de 28 em 28 dias.

Durante a puberdade o hipotálamo se rebela e passa a secretar (liberar) durante o sono o Gn RH. É esse o fator importante para a adolescência. O Gn Rh é responsável por “bloquear a puberdade”, e em resposta a essa ação a hipófise (mãe de todas. Aquela glândula que comanda) libera as moléculas de gonadotrofina também à noite.


O hipotálamo através das células neurossecretoras sintetiza o Gn RH, hormônio liberador de gonadotrofina. A partir desse momento o GN RH estimula a liberação de dois hormônios produzidos pelo hipotálamo que agem nos ovários:
FSH (folículo estimulante) e o LH (luteinizante) são hormônios importantes no organismo feminino (também agem nos homens, porém de forma diferente). Na mulher esses hormônios atuam separadamente (turnos opostos).

O FSH é responsável em estimular os ovários a produzirem estrógeno, promove o crescimento de vários folículos primordiais, entretanto, apenas um único folículo primário se desenvolve até se tornar folículo maduro e se rompe, esse estimulo acontece até o final da vida fértil feminina (climatério ou menopausa).

Durante toda a vida fértil da mulher, o estrógeno prepara todo mês, o amadurecimento do óvulo (que ficam nos ovários).A ovulação se segue ao pico de LH 24 horas, nesse momento, dispara o pico do LH para que o óvulo maduro seja lançado nas tubas para encontrar o espermatozóide. Ele se transforma em uma substância amarela (corpo lúteo) que produz progesterona e alguma quantidade de estrogênio. Se o óvulo for fecundado, o corpo lúteo aumenta de tamanho e forma o corpo lúteo gravídico, aumentando sua produção hormonal. Se o óvulo não for fecundado, o corpo lúteo involui e degenera cerca de 10 a 12 dias após a ovulação, chamado de corpo lúteo da menstruação.
O LH é o hormônio sexual feminino que prepara o útero para receber o embrião.

O ciclo menstrual é período que o ovócito amadurece, e é ovulado na tuba uterina. Os hormônios produzidos pelos folículos ovarianos e pelo corpo lúteo (estrogênio e progesterona) causam mudanças cíclicas no endométrio. Essas mudanças mensais na camada interna do útero constituem o ciclo menstrual. Esse ciclo médio é de 28 dias, variando entre 23 e 35 dias, sendo o primeiro dia designado como o dia que se inicia o fluxo menstrual. Esse ciclo pode variar de acordo com cada mulher.

Dividido em três fases principais:

  1. Fase Menstrual – 1º dia da menstruação ao 5º dia.
  2. Fase Proliferativa – Dura em torno de nove dias.
  3. Fase Lútea – Dura em média 13 dias. Fase que ocorre a nova menstruação.
Se não houver fecundação na fase lútea, inicia-se um novo ciclo menstrual.
Na gestação, os ciclos menstruais cessam e o endométrio passa para uma fase gravídica. Com o termino da gravidez, os ciclos ovarianos e menstruais ressurgem após um período variável. Se não ocorrer a gravidez, os ciclos continuarão normalmente até a suspensão permanente da menstruação -  climatério ( menopausa).


O que é a Síndrome Pré-Menstrual?

Síndrome Pré -  Menstrual é conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que surgem no período que antecede a menstruação. Atinge a mulher na fase reprodutiva provocando alterações físicas, psíquicas e sociais, comprometendo o relacionamento e afetando a produtividade no ambiente familiar, social, escolar e profissional. Seus sintomas iniciam de 10 a 14 dias antes do inicio do período menstrual. É algo progressivo até o inicio da menstruação e em algumas mulheres perduram em todo período menstrual. 




Quais os sintomas da Síndrome Pré-Menstrual?
      Distensão do abdomem;
      Sensibilidade e inchaço nas mamas;*
      Ganho de peso;
      Fadiga;
      Depressão e irritabilidade;
      Dor de cabeça – cefaléia;
      Constipação;
      Acne;
      Rinite
      Distúrbios do sono
      Oscilações do estado de humor;


Estima-se que mais de 150 sintomas possam estar relacionados com a TPM.




Por que ficamos inchadas?

O edema pré-menstrual é um sintoma freqüente, atinge cerca de 92% das mulheres. É uma característica predominante na 2ª fase do ciclo, quando o hormônio principal é a progesterona.
A progesterona causa flacidez na parede venosa e assim prejudica a drenagem e retenção de líquidos. Notamos essa característica das seguintes formas: dores abdominais, mastalgia (dores nas mamas, com sensação de “pesadas”) e ganho de peso.


Como melhorar?

O tratamento tradicional usa-se a medicação, e atualmente envolve-se a equipe multidisciplinar. Modificação na dieta suplementação vitamínica e mineral, psicoterapia e exercícios.

Teoricamente a prática de exercícios  funciona como antidepressivos, pois estão relacionados com a liberação de endorfinas(causam sensação de bem estar). Exercícios aconselhados para sintomas de TPM são os aeróbicos: andar de bicicleta, natação e caminhada. Nessa fase não se recomenda corrida, a mulher se encontra em um momento propicio a lesões e pode causar desconforto nas mamas.





Beijinhos
Até Mais!


Texto baseado nas seguintes literaturas:

♀ Moore L. Keith, Embriologia Básica. São Paulo; Elsevier; 2008
Koss G. Leopold, Gompel Claude. Citopatologia Ginecológica.São Paulo, Roca; 2006
Guyton AC, Hall JE. Tratado de fisiologia médica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2006.
Stephenson G. Rebecca, O'Connor J. Linda. Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia, 2ª ed.São Paulo Manole 2004