29/01/2012

Será eu conheço meu corpo?




Conhecer o próprio corpo é fundamental para o equilíbrio e bem estar feminino. Conhecer o externo e o interno é de suma importância.
Muitas mulheres tem vergonha de se olhar no espelho estando vestidas, sem roupas então... 
Ao quebrar essa vergonha de si, nós abrimos as portas para o novo. 

Vamos saber como funciona nosso órgão reprodutor?

A característica que define a mulher e o homem são os órgãos sexuais. Tem-se características mais detalhadas publicadas em revistas que explicam diferenças do ponto de vista fisiológico.

O que será explorado hoje é a diferença nos órgãos sexuais. 
No homem seus órgãos são externos e nas mulheres são divididos em internos e externos, sendo na mulher maior parte externos.



Órgãos Internos



Ovário -  São glândulas exclusivas do nosso corpo (feminino). Eles tem a forma de amêndoa, sua função é semelhante aos testículos (masculino). Neles são produzidos os hormônios progesterona e estrógeno.  
O ovário pode ser visto através do exame ginecológico o transvaginal.
Também nos ovários que são produzidos os ovócitos que serão liberados mensalmente e teremos a menstruação (assunto de uma breve postagem)

Tubas uterinas – Também conhecidas como trompas de Falópio (assim chamadas de acordo com o anatomista italiano do século 16, Gabriele Fallopio), são canais que ligam cada ovário ao útero. Em suas extremidades contêm cílios, espécies de "franjas", que se movimentam e procuram levar o óvulo ou o ovo até o útero.

Útero – É um órgão muscular oco, sua forma se assemelha a uma pêra invertida, fica entre a bexiga e o reto. Tem aproximadamente 7 cm, ele quem recebe as tubas uterinas e faz a ligação das mesmas para o canal vaginal. É nele que o óvulo é fertilizado cresce e se transforma em feto.
Dividido em três camadas:
  •  Perimétrio – é essa camada quem protege o útero;
  •  Miométrio – Responsável pelas contrações uterinas.
  • Endométrio – Camada interna que mensalmente descama originando a menstruação e após o parto também.

Vagina - Muitos pensam que a vagina é a parte externa o conjunto total, mas essa região externa é a vulva. 
Na verdade ela é um canal de 8 à 10 cm e elástico. A sua entrada é protegida pelo Hímen, que fecha parcialmente o orifício vulvo vaginal e geralmente se rompe nas primeiras relações sexuais.
Recebe o pênis no ato sexual, por onde passa o bebê no momento do parto e também local de passagem para o fluxo menstrual desde o útero até a parte exterior. 
Aqui temos uma glândula que  produz um muco lubrificante na relação sexual (importante para o prazer sexual).
Na vagina pode se estimular o ponto G através da parede anterior.



Órgãos Externos


Vulva – Em sua parte superior encontra-se o Monte de Vênus e a inferior o ânus. Protege a vagina, e é formada por: clitóris, grandes e pequenos lábios, óstio ( canal)  da uretra e da vagina.
  • Monte de Vênus - constitui-se basicamente de um acúmulo de gordura (tecido adiposo). Após a puberdade será coberta por pêlos.No envelhecimento diminui de tamanho.
  • Clitóris – Ponto sensível ao tato, erétil, produz sensação de prazer sexual. Localiza-se inferiormente ao Monte – de - Vênus no local em que os pequenos lábios se unem, formando um prepúcio. Enchem rapidamente com sangue causando assim a intumescência e aumento de tamanho de todo o órgão, sob estimulação sexual.
  •  Grandes Lábios – Duas pregas cutâneas (pele). Cobertas geralmente por pêlos e ali possuem glândulas produtoras de suor e gordura. No momento de excitação liberado um cheiro característico.
  •  Pequenos Lábios – Logo abaixo dos grandes lábios. São duas pregas de pele fina altamente irrigadas e inervadas, são sensíveis ao toque. Suas pregas cobrem o clitóris, pode-se chamar de capuz do clitóris.
  • Vestíbulo da Vagina – Fenda entre os lábios menores que se encontra os Óstios da uretra e da vagina.
Óstio (ou abertura)  da uretra fica logo abaixo do clitóris e nada tem haver com o estimulo sexual e a reprodução, espaço muito pequeno que tem como função a saída da urina.
Óstio da vagina ao diferente do óstio da uretra é maior, ligado diretamente a vagina e por onde sai o bebê, a menstruação e se introduz o  pênis. Possui uma membrana, o hímen.


Beijinhos





Texto baseado nas seguintes literaturas:

♀ http://www2.hu-berlin.de/sexology
♀ http://www.terra.com.br/mulher/especiais/corpofeminino
http://www6.ufrgs.br/nucleomulher/arquivos/os%20movimentos%20feminismtas_cyntia.pdf
 MORENO, AL, Fisioterapia em Uroginecologia, Manole 2004.
Gardener, E; Gray, DJ; Rahilly, R.O. Anatomia, Editora Guanabara, 4ª ed, Rio de Janeiro.