30/01/2012

Ginástica íntima





Ginastica íntima, conhecida por algumas por Pompoarismo e na fisioterapia por Exercícios de Kegel.
Ela é simplesmente fantástica! Proporciona um alto conhecimento da região pélvica e traz diversos benefícios para a mulher. O objetivo principal? Fortalecer a musculatura pélvica!

Os Músculos pélvico (MAP) sustentam o peso de todos os órgãos pélvicos. E quando enfraquecidos ( não conseguem mais sustentar) os órgãos como útero e bexiga "descem" ocasionando prolapsos genitais (saída dos órgãos e assunto de outro post), também pode provocar incontinência urinaria e fecal, diminuição do prazer sexual feminino e masculino.

O enfraquecimento dessa musculatura ocorre devido ao aumento da pressão intra-abdominal. Como é isso? O ato de levantar objetos pesados, praticar esportes e em destaque musculação ( de forma incorreta) ocasionam o enfraquecimento dos MAP. Durante a gravidez, devido ao peso intra-uterino há sobrecarga nos MAP, a obesidade também é um fator de sobrecarga dos MAP. Com o avançar da idade as taxas hormonais sofrem uma queda e o estrogênio é diretamente ligado a musculatura do assoalho pélvico, sendo assim essa região tende a ficar mais fraca.

Mas é possível evitar o enfraquecimento dessa musculatura e assim ter uma vida saudável!! Vale ressaltar aqui: essa perda de controle dos MAP acontece com qualquer mulher, e em algumas situações encontramos mulheres com idade avançada e com essa musculatura treinada e a mais jovem não. Mas, aquelas que possuem as características citadas acima têm maiores predisposições.

O fortalecimento dos MAP são realizados com exercícios específicos. O  Exercício de Kegel é o mais utilizado pela fisioterapia e deve ser realizado por FISIOTERAPEUTA,  pois realizado de maneira incorreta pode ocasionar o efeito inverso.


Quando não conseguimos realizar essas contrações, a fisioterapeuta utiliza aparelhos e esta musculatura é estimulada por impulsos elétricos (não é choque e não dói!). Comprovado em estudos a fisioterapia, com o exercício de fortalecimento dos MAP há melhora do desejo sexual, do orgasmo e do desempenho durante a relação sexual entre mulheres que realizaram o TMAP.

Acredita-se que o fortalecimento desses músculos, auxilia na excitação e na facilidade de atingir o orgasmo por terem suas inserções no clitóris  . O que também justifica a melhora significativa da queixa sexual após o fortalecimento muscular pélvico. Os exercícios do assoalho pélvico também produzem um aumento na vascularização pélvica e na sensibilidade clitoriana, o que promoveria uma melhor excitação e lubrificação.


Cones Vaginais
São cápsulas com pesos variados para cada nível. Ideal para aumentar a força local. Eles são colocados no canal vaginal e a mulher por sua vez contrai para não deixar o cone cair.

Os cones vaginais buscam efetividade por propiciar um ganho de força e resistência muscular por meio do estimulo para recrutamento das musculaturas, que devem reter os cones cada vez mais pesados.

A escolha do cone adequado para cada paciente é feita conforme capacidade particular de sustentação do peso do dispositivo. A paciente, auxiliada pela fisioterapeuta  coloca no canal vaginal o cone mais leve e tenta sustentá-lo durante um tempo a ser determinado em variadas posições ou apenas uma posição.

O cone é usado durante a realização de exercícios específicos como: caminhar, subir e descer degraus, simular a tosse, com manutenção do cone posicionado. É uma verdadeira malhação fazer tudo isso sem deixar o cone cair.




Bem Wa (Bolinhas Tailandesas)
A mulher aprende aperfeiçoar a contração correta e eficaz. Indicadas para treinar movimentos de sucção e expulsão. A contração abdominal e a respiração são fundamentais nessa prática (pompoarismo).

“Fortalecer os músculos da vagina para aumentar o prazer durante o sexo é uma prática milenar. Nasceu na Índia, foi aperfeiçoada no Japão e na Tailândia, ganhou o nome de pompoarismo e agora conquista centenas de adeptas no Brasil.” Laura Muller.


Comprovado em diversas pesquisas, o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico previne a Incontinência Urinária, Prolapsos Genitais e melhora de forma significativa a vida sexual feminina. Vale ressaltar que a atividade sexual não depende apenas do corpo e sim da mente. Por tanto uma mulher que se encontra bem psicologicamente e com seus MAP fortalecidos terá satisfação em sua atividade sexual.

Interessou? Procure uma Fisioterapeuta especialista na área.

Beijinhos
Até Mais!





Texto baseado nas seguintes literaturas:

♀ Abdo CH. Estudo da vida sexual do brasileiro. São Paulo: Bregantini; 2004.

♀ Moreno AL. Fisioterapia em uroginecologia. São Paulo: Manole; 2004.

♀ Grosse D, Sengler J. Reeducação perineal. São Paulo: Manole; 2000.

♀ Polden M, Mantle J. Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia. 2ª ed. São Paulo: Editora Santos; 2000.

♀ FRANCESCHET, Joseli; SACOMORI, Cinara  and  CARDOSO, Fernando L.. Força dos músculos do assoalho pélvico e função sexual em gestantes. Rev. bras. fisioter. [online]. 2009, vol.13, n.5, pp. 383-389.  Epub Nov 06, 2009. ISSN 1413-3555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552009005000054. 

♀ PIASSAROLLI, Virginia Pianessole et al. Treinamento dos músculos do assoalho pélvico nas disfunções sexuais femininas. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2010, vol.32, n.5, pp. 234-240. ISSN 0100-7203.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032010000500006.